A viagem
- Bruna Pina
- 1 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Bicho Solto, episódio 3.
Opa! Você de novo! Senta aí, e escute ou leia o que tenho para dizer.
Hoje, vou contar como foi a viagem das antas. Viajar é bom, né? Pensa, embarcar em uma aventura para um novo lar, com destino à soltura. Bom demais, uai.
Pois é, desde a seleção dos indivíduos, muita coisa aconteceu. Pode-se considerar um ano e meio na passagem do tempo na nossa história. Nesse período, a construção do recinto foi finalizada e os responsáveis pelo programa de reintrodução, Andressa e Paulinho, planejavam a viagem de Rosinha e Corzus.
Não pense que transportar um animal é coisa fácil, ainda mais se for um casal de muito peso. Toda translocação precisa ser justificada, com objetivos claros, identificação e avaliação de riscos. Existe até diretrizes para que tudo possa ser realizado com ética e garantir o bem-estar dos bichos. Imagina só, se no meio do caminho, o bicho ficar estressado e se machucar? Por isso, exige planejamento, estudo e equipe qualificada.
Acho que você já entendeu a importância dessa etapa, né?
Retomando a história. No final de 2022, depois de tudo pronto e organizado, finalmente, Rosinha e Corzus colocaram a pata na estrada! O ponto de partida foi Araxá, na região do Alto Paranaíba, com o destino final em Lima Duarte, na Zona da Mata. Os dois não saíram do estado de Minas, ou seja, continuam sendo bons mineiros.
A viagem foi supervisionada pelo veterinário Paulinho, que cuidou de cada detalhe para que tudo fosse perfeito, sem erros. No final, as antas chegaram em segurança e já querendo explorar o novo lar.
Eita, que depois dessa prosa, deu até vontade de comer o tradicional pão de canela daqui da região da Serra de Ibitipoca e aquele cafezinho para comemorar o sucesso que foi essa viagem. Um brinde aos novos moradores de Ibiti.
Conterrâneo.

Descrição da Série
Bicho Solto é uma divulgação do programa de reintrodução da espécie Tapirus terrestris na região, com parceria do Ibiti Projeto, Muriqui Instituto de Biodiversidade, Instituto Pró-Tapir, Instituto Tríade, a empresa Tayassu Manejo de Fauna Ltda e o criadouro científico da CBMM de Araxá - MG. A série será dividida em sete episódios e contará a jornada das antas Rosinha e Corzus em Ibitipoca.

Informações técnicas
Logo, roteiro e edição: Bruna Pina - Estúdio Curió.
Narração: Nilson Almeida - Estúdio Curió.
Revisão: Andressa Gatti e Izabela Alvarenga.
Participação especial na narração: Pietra, 4 anos.
Ilustrações: Canva.
Vídeos: CBMM, Paulinho, Izabela Alvarenga e
armadilhas fotográficas que foram instaladas no recinto.
Fotografias: Karina Abreu.
Comments