Bicho Solto - Como tudo começou
- Bruna Pina
- 25 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jun. de 2023
Opa. Sente aí, aproveite que hoje tem história boa pra escutar... ou ler!
O dia das antas está chegando, e para comemorar soltamos o Bicho Solto.
Primeiro, vamos te situar pra você entender. A história que vou contar se passa em Minas Gerais, lá no município de Lima Duarte, n’um lugar chamado Ibitipoca, que em tupi-guarani significa “montanha que estoura”. Uns dizem que é por conta dos muitos raios que caem na região, outros pela grande quantidade de grutas. O fato é que nesse lugar com paisagens lindíssimas e de muitos raios e trovões chegaram dois novos moradores: Rosinha e Corzus.
Esses dois indivíduos nunca chegariam nesse local se não fosse pelo grande esforço e dedicação de um pessoal incrível. Afinal, Rosinha e Corzus não são um casal qualquer, e precisam de muito acompanhamento e cuidado. Eles vêm com um papel muito importante para essa região: dispersar a vida!
Essa dupla de peso (e bota peso nisso!) tem muita área ainda para explorar. E é claro que vamos acompanhá-los! Você já deve ter percebido que os dois são antas, né? (risos) Já tem um tempo que a história está acontecendo, mas só agora tive a chance de me sentar para contá-la.
Vou mostrar como tudo começou e cada etapa que se passou - a rotina, o trabalho árduo da equipe que cuida delas no recinto, os parceiros, e como vai ser o processo de soltura desses animais. Espero que logo logo, com um cadim mais de tempo, esses bichos sejam finalmente soltos.
Enquanto isso, aconchegue-se aqui, tome um café, e escute a prosa deste conterrâneo.
Conterrâneo

Descrição da série
Bicho Solto é uma divulgação do programa de reintrodução da espécie Tapirus terrestris em Ibitipoca, com parceria do Ibiti Projeto, Muriqui Instituto de Biodiversidade, Instituto Pró-Tapir, Instituto Tríade, a empresa Tayassu Manejo de Fauna Ltda e o criadouro científico da CBMM de Araxá - MG. A série será dividida em sete episódios e contará a jornada das antas Rosinha e Corzus em Ibitipoca.

Roteiro, Direção de arte e planejamento: Bruna Pina - Estúdio Curió
Narração e Edição: Nilson Almeida - Estúdio Curió.
Participação especial na narração: Henrique, 6 anos.
Revisão: Andressa, Jade e Dani - Pró-Tapir.
Ilustrações: Canva e Bruna Pina.
Vídeos e imagens: Andressa Gatti, Paulinho, Izabela Alvarenga, Lea e
armadilhas fotográficas instaladas no recinto.
Comments