top of page

Jardineiros conservacionistas

Autoras: Andressa Gatti e Jade Huguenin Rios


Um de nossos pilares é plantar ideias! É oportunizar experiências e inspirar jovens conservacionistas!

A história do Pró-Tapir foi compartilhada com pelo menos 40 jovens estudantes e profissionais, que ajudaram de diferentes maneiras a construir o nosso propósito. Indiretamente, nossos dados também foram utilizados por outros pesquisadores em suas orientações, por diversas instituições e para diferentes contextos.


Nós acreditamos em uma ciência democrática, acessível e que produza resultados práticos para a conservação. É recompensador ver jovens propagando as ações que executamos, sem a nossa atuação direta, e nos indica que estamos no caminho certo. Vê-los inspirados para atuar na conservação, potencializa a nossa força e a nossa vontade de construir ainda mais caminhos para proteger a biodiversidade.


Estivemos recentemente no Seminário de Pesquisa do Núcleo de Gestão Integrado – ICBMio/São Mateus e vocês não imaginam a nossa felicidade quando esses três jovens estudantes e estagiários, em Unidade de Conservação no Espírito Santo, simplesmente nos receberam com alegria e muito respeito pelo nosso trabalho.

Estavam animados por encontrar a Andressa, que representa um grupo de conservacionistas dedicados na atuação do Pró-Tapir. Foi emocionante, acolhedor e reforça que os nossos valores e propósitos continuam firmes e muito claros.


Da esquerda para a direita, Lucas, Andressa, Tania e Alex, os jovens cientistas que também nos inspiram a pensar em alternativas para o futuro. Foto de Herone Fernandes Filho.


Tivemos um pequeno hiato longe das florestas, mas nunca estivemos de fato longe dos nossos objetivos, muito pelo contrário. Ver nossas ideias e ações sendo dispersadas nos torna cada vez mais presentes. Este é nosso propósito, que mais e mais jardineiros da conservação atuem também no que acreditam!

Comments


bottom of page